Flávia Furlan Nunes
Talvez por ser algo almejado por boa parte dos profissionais, a liderança é um assunto bastante discutido no ambiente corporativo. Porém, gera bastante dúvidas, mesmo porque a realidade das empresas muda constantemente, bem como a figura do líder.
"Ao longo dos anos, instituem-se, nas maiores empresas do mundo, políticas de governança baseadas em estruturas verticais e sólidas. Isso fazia com que cada pessoa soubesse exatamente o que deveria fazer e quem eram as pessoas responsáveis por dar as ordens. A flexibilidade era muito baixa e os profissionais funcionavam como em uma grande máquina. A velocidade do trabalho era ditada de cima para baixo", explicou o coach executivo e de equipes, Carlos Cruz.
Com o passar do tempo, a realidade mudou. As pessoas passaram a exercer papéis diversificados dentro de uma empresa, fazendo parte de uma estrutura horizontal – áreas interligadas – e não apenas vertical. Tudo isso trouxe mudanças no modo de se gerenciar. Extinguiu-se a imagem do líder autoritário e entrou em cena aquele capaz de lidar com o indivíduo.
Você é capaz de fazer isso?
A grande dúvida é a seguinte: darei conta do recado? Ao contrário do que muitos pensam, de acordo com Cruz, a liderança não é apenas exercida quando se senta na cadeira de chefe, mas no dia-a-dia, por meio de pequenas atitudes. "Diferentemente do que acontecia no passado, a liderança não representa um cargo, mas sim um papel a ser exercido".
Isso acontece porque o líder é aquela pessoa que facilita aos demais brilharem, se desenvolverem constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância para o sistema em que estão inseridos.
Para quem quer ser líder, Cruz dá uma dica simples que é desenvolver as próprias competências, com a finalidade de alcançar a excelência. Não deseje ter poder e status, o que a liderança proporciona – não levando em conta seu lado B, que são as responsabilidades -, mas ser capaz de fazer transformações em benefício de seus companheiros de trabalho e de sua empresa. Assim chegará à liderança.
O que precisa desenvolver
Para chegar lá, é preciso desenvolver algumas habilidades, "independentemente do cenário em que você pretende atuar", nas palavras de Cruz. Por isso, analise como você anda trabalhando. Um primeiro ponto é avaliar se desenvolve visões de curto, médio e longo prazos. "O líder precisa ter visão de futuro atraente e realista. Assim, ele poderá inspirar a equipe".
Oriente-se para resultados em equipe, o que significa criar estratégias que motivem as pessoas. Tenha bom senso de realidade. "O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca foram nem serão como ele gostaria que fossem". Mantenha-se flexível.
De acordo com Cruz, para se tornar um bom líder, a pessoa precisa ter a capacidade de reconhecer sua equipe. Outro ponto importante é conhecer a si mesmo. "Muitos líderes frustram-se por não conhecerem o perfil das pessoas que formam sua equipe, mas antes é preciso buscar o auto-conhecimento. Quando um líder conhece seu ponto fraco, ele pode transformá-lo em ponto forte".
Chegou lá?
Quem quer alcançar a liderança não deve se preparar apenas para chegar lá, mas para se manter no cargo. Para isso, é preciso ter dois focos: nos resultados e nas pessoas. "Como em outros aspectos em nossa vida, é importante mantermos o equilíbrio para obtermos o sucesso". Quando somente os resultados são perseguidos, corre-se o risco de ter uma equipe desmotivada. Por outro lado, quando foca-se muito na equipe, pode-se deixar de lado as metas.
"Os valores mudaram. Se, antigamente, as pessoas procuravam empresas somente pelo salário e pela consolidação, hoje, a exigência por parte dos profissionais é muito maior. Eles querem um bom ambiente de trabalho, benefícios e qualidade de vida. Se atendidas essas necessidades, a vontade de trabalhar aumenta, junto com a produtividade e o foco nos resultados", disse o especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial Christian Barbosa.
O que todos os líderes querem, afinal, é uma equipe motivada e produtiva. Para isso, confira abaixo as orientações de Barbosa:
- Adote um método de trabalho;
- Descubra como a sua equipe usa o tempo;
- Aplique o método na ferramenta;
- Reduza as urgências.
Doze pecados capitais do líder
Alguns comportamentos de liderança geram resultados não produtivos e afunilam o relacionamento com a equipe de trabalho. Estes comportamentos devem ser evitados ou trabalhados de acordo com a situação. São eles:
1o. Arrogância. Achar que sabe tudo, que é infalível e que os outros não sabem nada. Frases preferidas:
a Você está errado!
a Não é assim!
a Você não entendeu!
2o. Orgulho exagerado. Quer ser o centro das atenções, considera-se o máximo e não reconhece o valor da equipe. Frases preferidas:
a Eu fiz!
a Eu consegui!
a Eu ganhei!
3o. Agressividade. Vive de "lua" e ninguém consegue saber como está seu humor. Frases preferidas:
a Hoje não estou bem!
a O que aconteceu por aqui? (aos gritos).
a Você é burro! Faz tudo errado!
4o. Passividade. Não está nem aí para as coisas que acontecem ao seu redor. Frases preferidas:
a Estou ocupado agora!
a Amanhã "a gente vê isso"!
a Pode deixar que eu resolvo! (e não resolve)
5o. Culpar os outros pelos erros. Frases preferidas:
a Eu bem que avisei!
a Já falei isto milhares de vezes!
a Vocês não aprenderam até hoje?
6o. Tirar o corpo fora com a direção quando algo dá errado. Frases preferidas:
a Já cansei de ensinar e eles fazem errado!
a Isso não é responsabilidade minha!
a Eles não estão comprometidos com a empresa.
7o. Bajulação excessiva, principalmente com a direção. Frases preferidas:
a Você é meu exemplo.
a Você é o melhor da empresa!
a Sua palavra para mim é lei!
8o. Omissão quando é necessário agir. Frases preferidas:
a Amanhã eu resolvo isso.
a Tudo passa. O problema vai se resolver sozinho.
a Outra vez?
9o. Pessimismo. Tudo que é sugerido pela equipe vai dar errado. Frases preferidas:
a Isso não vai dar certo!
a Já fizemos isso outra vez e deu errado!
a Podemos tentar, mas...
10o. Perfeccionismo. Querer que tudo esteja descrito nos mínimos detalhes. Frases preferidas:
a Você poderia detalhar para mim?
a Está faltando informação.
a Preciso de mais dados.
11o. Falta de cooperação. Nunca estar disponível para ajudar. Frases preferidas:
a Estou ocupado.
a Não posso ajudar você agora.
a Amanhã vamos ver isto.
12o. Centralização excessiva e ausência de delegação. Frases preferidas:
a Deixa isso comigo.
a Isso é de minha responsabilidade.
a Você ainda não está preparado.
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Sds.
Leandro Evangelista Ramos Costa
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