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domingo, 9 de agosto de 2009

Liderança

Flávia Furlan Nunes

Talvez por ser algo almejado por boa parte dos profissionais, a liderança é um assunto bastante discutido no ambiente corporativo. Porém, gera bastante dúvidas, mesmo porque a realidade das empresas muda constantemente, bem como a figura do líder.

"Ao longo dos anos, instituem-se, nas maiores empresas do mundo, políticas de governança baseadas em estruturas verticais e sólidas. Isso fazia com que cada pessoa soubesse exatamente o que deveria fazer e quem eram as pessoas responsáveis por dar as ordens. A flexibilidade era muito baixa e os profissionais funcionavam como em uma grande máquina. A velocidade do trabalho era ditada de cima para baixo", explicou o coach executivo e de equipes, Carlos Cruz.

Com o passar do tempo, a realidade mudou. As pessoas passaram a exercer papéis diversificados dentro de uma empresa, fazendo parte de uma estrutura horizontal – áreas interligadas – e não apenas vertical. Tudo isso trouxe mudanças no modo de se gerenciar. Extinguiu-se a imagem do líder autoritário e entrou em cena aquele capaz de lidar com o indivíduo.

Você é capaz de fazer isso?

A grande dúvida é a seguinte: darei conta do recado? Ao contrário do que muitos pensam, de acordo com Cruz, a liderança não é apenas exercida quando se senta na cadeira de chefe, mas no dia-a-dia, por meio de pequenas atitudes. "Diferentemente do que acontecia no passado, a liderança não representa um cargo, mas sim um papel a ser exercido".

Isso acontece porque o líder é aquela pessoa que facilita aos demais brilharem, se desenvolverem constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância para o sistema em que estão inseridos.

Para quem quer ser líder, Cruz dá uma dica simples que é desenvolver as próprias competências, com a finalidade de alcançar a excelência. Não deseje ter poder e status, o que a liderança proporciona – não levando em conta seu lado B, que são as responsabilidades -, mas ser capaz de fazer transformações em benefício de seus companheiros de trabalho e de sua empresa. Assim chegará à liderança.

O que precisa desenvolver

Para chegar lá, é preciso desenvolver algumas habilidades, "independentemente do cenário em que você pretende atuar", nas palavras de Cruz. Por isso, analise como você anda trabalhando. Um primeiro ponto é avaliar se desenvolve visões de curto, médio e longo prazos. "O líder precisa ter visão de futuro atraente e realista. Assim, ele poderá inspirar a equipe".

Oriente-se para resultados em equipe, o que significa criar estratégias que motivem as pessoas. Tenha bom senso de realidade. "O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca foram nem serão como ele gostaria que fossem". Mantenha-se flexível.

De acordo com Cruz, para se tornar um bom líder, a pessoa precisa ter a capacidade de reconhecer sua equipe. Outro ponto importante é conhecer a si mesmo. "Muitos líderes frustram-se por não conhecerem o perfil das pessoas que formam sua equipe, mas antes é preciso buscar o auto-conhecimento. Quando um líder conhece seu ponto fraco, ele pode transformá-lo em ponto forte".

Chegou lá?

Quem quer alcançar a liderança não deve se preparar apenas para chegar lá, mas para se manter no cargo. Para isso, é preciso ter dois focos: nos resultados e nas pessoas. "Como em outros aspectos em nossa vida, é importante mantermos o equilíbrio para obtermos o sucesso". Quando somente os resultados são perseguidos, corre-se o risco de ter uma equipe desmotivada. Por outro lado, quando foca-se muito na equipe, pode-se deixar de lado as metas.

"Os valores mudaram. Se, antigamente, as pessoas procuravam empresas somente pelo salário e pela consolidação, hoje, a exigência por parte dos profissionais é muito maior. Eles querem um bom ambiente de trabalho, benefícios e qualidade de vida. Se atendidas essas necessidades, a vontade de trabalhar aumenta, junto com a produtividade e o foco nos resultados", disse o especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial Christian Barbosa.

O que todos os líderes querem, afinal, é uma equipe motivada e produtiva. Para isso, confira abaixo as orientações de Barbosa:

  • Adote um método de trabalho;
  • Descubra como a sua equipe usa o tempo;
  • Aplique o método na ferramenta;
  • Reduza as urgências.



Doze pecados capitais do líder

Alguns comportamentos de liderança geram resultados não produtivos e afunilam o relacionamento com a equipe de trabalho. Estes comportamentos devem ser evitados ou trabalhados de acordo com a situação. São eles:

 

1o. Arrogância. Achar que sabe tudo, que é infalível e que os outros não sabem nada. Frases preferidas:

a  Você está errado!

a  Não é assim!

a  Você não entendeu!

 

2o. Orgulho exagerado. Quer ser o centro das atenções, considera-se o máximo e não reconhece o valor da equipe. Frases preferidas:

a  Eu fiz!

a  Eu consegui!

a  Eu ganhei!

 

3o. Agressividade. Vive de "lua" e ninguém consegue saber como está seu humor. Frases preferidas:

a  Hoje não estou bem!

a  O que aconteceu por aqui? (aos gritos).

a  Você é burro! Faz tudo errado!

 

4o. Passividade. Não está nem aí para as coisas que acontecem ao seu redor. Frases preferidas:

a  Estou ocupado agora!

a  Amanhã "a gente vê isso"!

a  Pode deixar que eu resolvo! (e não resolve)

 

5o. Culpar os outros pelos erros. Frases preferidas:

a  Eu bem que avisei!

a  Já falei isto milhares de vezes!

a  Vocês não aprenderam até hoje?

 

6o. Tirar o corpo fora com a direção quando algo dá errado. Frases preferidas:

a  Já cansei de ensinar e eles fazem errado!

a  Isso não é responsabilidade minha!

a  Eles não estão comprometidos com a empresa.

 

7o. Bajulação excessiva, principalmente com a direção. Frases preferidas:

a  Você é meu exemplo.

a  Você é o melhor da empresa!

a  Sua palavra para mim é lei!

 

8o. Omissão quando é necessário agir. Frases preferidas:

a  Amanhã eu resolvo isso.

a  Tudo passa. O problema vai se resolver sozinho.

a  Outra vez?

 

9o. Pessimismo. Tudo que é sugerido pela equipe vai dar errado. Frases preferidas:

a  Isso não vai dar certo!

a  Já fizemos isso outra vez e deu errado!

a  Podemos tentar, mas...

 

10o. Perfeccionismo. Querer que tudo esteja descrito nos mínimos detalhes. Frases preferidas:

a  Você poderia detalhar para mim?

a  Está faltando informação.

a  Preciso de mais dados.

 

11o. Falta de cooperação. Nunca estar disponível para ajudar. Frases preferidas:

a  Estou ocupado.

a  Não posso ajudar você agora.

a  Amanhã vamos ver isto.

 

12o. Centralização excessiva e ausência de delegação. Frases preferidas:

a  Deixa isso comigo.

a  Isso é de minha responsabilidade.

a  Você ainda não está preparado.





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Sds.

Leandro Evangelista Ramos Costa

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